• Portal Rap Nas Caixas

Filipe Ret, o rapper que se mantém em alta na cena a mais de 10 anos. Confira:


É inegável afirmar que o cenário do rap tem ganhado muitas personalidades importantes ao longo do tempo. Entretanto, precisamos dar importância para os que vieram de lá de trás, e construíram todo o caminho para que os novos artistas pudessem caminhar.

Nesse contexto, precisamos falar de uma personalidade tão importante, que esquecemos que ele veio de um cenário que não tinha tanta acessibilidade como atualmente. Estamos falando nada mais, nada menos que Filipe Ret. Vindo de lá dos anos de 2003, onde iniciou sua carreira nas batalhas de rimas da Lapa. Contudo, sua carreira lançando material inédito foi em 2009, com o álbum "Numa Margem Distante", onde não conquistou nenhum sucesso, mas marcou uma nova fase para o cenário. Em 2012, com seu álbum "Vivaz", e seu single "Neurótico de Guerra" estourou no YouTube, ganhando espaços em lugares como MTV Clipes.

Uma curiosidade que uma fonte confiável disse para nossa pauta, seria que em 2012, uma rádio extremamente grande cometeu um equívoco ao lançar a música do artista durante a programação, trazendo uma audiência maior que o normal, causando um hype enorme acerca do nome Filipe Ret. Porém, essa ação poderia ter causado um processo enorme para a rádio, dando início o descobrimento de uma das maiores personalidades do gênero do rap nacional. Filipe Ret foi um dos pioneiros a colocar o Rap em uma estação de rádio conhecida, pavimentado o caminho para novos MC's.

Contudo, nem tudo foram flores, apesar de ter um início estourado e com muito sucesso. Ret por sua vez, ao longo dos anos, conseguiu se reinventar, mostrando que para consolidar sua carreira como artista, precisaria entender o cenário e suas ramificações. Álbum pós álbum o artista trouxe hits memoráveis, e extremamente atemporais. Nessa altura do campeonato, ele se consolidava como o rei do rap nacional, não só pela sua versatilidade e talento - mas por sua capacidade de se adaptar à gerações distintas, e que consumam suas músicas.

Obviamente, existe toda uma equipe que ajudou a imagem dele não saturar, e perpetuar o "efeito Ret". Um efeito que foi criado para fazer uma analogia com artistas que passam ao longo dos anos, com uma imagem consolidada e sólida na indústria. É inegável o impacto de Filipe Ret na música e na cultura, sendo impossível não citá-lo como inspiração geral para o rap brasileiro. Afinal, não tem como falar sobre a importância do gênero, sem citar personalidades marcantes na história.

A preocupação maior com uma pauta dessa magnitude, é fazer com que os novos fãs do rap nacional, entendam e estudem quem foi o divisor de águas do cenário, não dando créditos apenas à ele, mas saber que ele tem mais de 10 anos na indústria, sendo extremamente relevante e disputado. Na época, todos queriam ter um Filipe Ret para chamar de seu, e conquistar recordes que a nossa relíquia conquistou.

Em síntese, podemos dizer sem sombras de dúvidas, que o Ret é o próprio movimento da indústria por si só.