• @rodrigomes.rnc

Gabriel Monteiro é desmascarado e tem vídeo manipulado vazado. Confira:


Youtuber bolsonarista com 23 milhões de seguidores nas redes e ex-PM, Monteiro foi o terceiro vereador mais votado no Rio nas eleições de 2020, e é conhecido por divulgar vídeos de suas ações nas redes sociais.

Nas imagens alvo do MPRJ, a criança aparece agradecendo ao vereador por ele ter pago uma refeição para ela. Reportagem de ontem do Fantástico, da TV Globo, mostrou o parlamentar orientando o que a menor deveria dizer. A investigação no Ministério Público do Rio será feita pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Capital, que vai apurar uma possível violação de direito da criança no vídeo gravado e divulgado por Monteiro.

"Poderão ser adotadas medidas para a remoção do vídeo das mídias sociais, não sendo descartada a possibilidade de ajuizamento de ação judicial para a obtenção de indenização por dano moral coletivo. Outras medidas protetivas em favor da infante poderão ser tomadas após a sua identificação - o que também será solicitado no procedimento acima - pelo Promotor de Justiça com atribuição para a tutela individual e do local de residência da criança", informou o MPRJ, em nota.

Procurado pelo UOL, a assessoria de Gabriel Monteiro disse que a mãe da criança autorizou o uso da imagem da menor que aparece em um de seus vídeos. "Não há qualquer indício de ilegalidade. Além do dia de princesa, a quantia levantada na Vakinha permitiu a mãe proporcionar muito mais conforto a família. O MP como custos legis (guardião da lei) tem o dever de investigar, porém não há muito a ser feito", afirmou, em nota.

Gabriel Monteiro já é alvo da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Capital em outro inquérito civil, aberto em abril do ano passado. A ação investiga possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes acolhidos em visitas que o vereador fez a abrigos de menores na cidade nos dias 19 e 24 de março de 2021. Veja vídeo: