• Portal Rap Nas Caixas

Mc Cabelinho e a sua luta para que o funk seja visto com outros olhos. Confira:


Com um intuito totalmente necessário e importante, MC Cabelinho é um dos maiores agregadores de valores culturais, dentro do rap nacional.

Vocês já ouviram falar do Victor Hugo Nascimento, mais conhecido como MC Cabelinho. Do funk consciente, ao rap de cunho político social, Cabelinho é um dos artistas que podemos chamar de "Vitamina D" do gênero. Sua história de vida até a sonoridade marcante do artista, são pontos que fazem o MC trazer à tona toda a sua influência na música. Existe uma militância extremamente importante dentro de sua carreira artística, não apenas de quebrar paradigmas, mas de levar a cultura do funk para outros patamares.

Envolvido com projetos de grande impacto cultural, Cabelinho tem destaque excelente nos hits musicais, trazendo sua euforia e carisma para suas composições. Tendo inspirações como a cantora britânica de soul Amy Winehouse, que morreu em 2011, à MC Orelha, que sempre ouvia a caminho da escola. Apesar de estilos diferentes, Cabelinho sempre afirma que gosta de ambos artistas por sua veracidade com a música. O sentimento firme e vulnerável, a verdadeira música em si conquista sua atenção de forma madura e inteligente.

Ainda que o cenário não olhe com uma visão apurada para o artista, existe uma forte militância que o músico trás consigo, que é tentar fazer com que a elite quebre o preconceito sobre o gênero. É a luta de um jovem negro, para que as próximas gerações consigam alcançar lugares na sociedade que jamais foram alcançados. Afinal, é muito fácil gerar ódio no jovem artista negro, que está conquistando sua emancipação financeira, através da música e arte.

Reforçando sempre a luta diária, precisamos reconhecer que o hitmaker tem contribuído para a mudança do jogo, além de ser uma referência de qualidade musical - estando envolvido em projetos grandiosos como Poesia Acústica - e conquistando cada dia mais, seu espaço na cultura brasileira. Precisamos retirar essa etiqueta de que o funk não é apenas um ritmo de batidas alegres, e sim um movimento com embasamento ideológico que salva vidas.


MC Cabelinho é uma das maiores vozes atuais, e que merece todo o apoio artístico para quebrar estereótipos moldados por conceitos batidos e medíocres.