• Portal Rap Nas Caixas

Raffa Moreira previu o que ia acontecer com o Teto e já tinha dado conselhos ao artista. Confira:


Raffa Moreira fala sobre Teto, e revela que já sabia da existência do trapper ser cobrado por suas composições.

Em um vídeo de Dezembro de 2020, Raffa Moreira fez uma live no Instagram para falar sobre alguns assuntos que estavam rolando no momento. Brincando com seus fãs com a música "M4" do Teto, Raffa diz sobre os artistas falarem de armas nas letras das músicas, sendo um ponto negativo.

"Vocês fazem música falando de Glock, M3, parça... de coração, eu tô dentro dessa p**ra e tô vivendo isso, mesmo que você não tenha envolvimento nenhum com isso, uma hora alguém vai meter o louco. Procura falar nas suas músicas, algo que seja positivo, que seja da hora" completa o artista.

E de fato, não está errado. Quando assumimos a responsabilidade de falar sobre assuntos mais pesados nas músicas, existe a possibilidade de cobrança. Seja ela um posicionamento, ou até mesmo uma situação que levou a polêmica dos últimos dias. Ver um vídeo que um artista diz algo importante, ainda mais sendo um artista que sofreu um hate absurdo para estar onde está, é extremamente necessário saber ouvir.

BC Raffa foi cirúrgico na sua live, ao dar um aviso de que algo pior poderia acontecer. Foi ingenuidade do Teto não prever algo do tipo, afinal, trappers precisam tomar cuidado com o que falam, já que o Estado tem tomado medidas radicais sobre a influência de artista no crime. Vimos recentemente a caça às bruxas, que fizeram com alguns funkeiros, intimidando-os a níveis surreais com a criminalização do funk.

No vídeo Raffa diz que em algum momento, alguém irá testar o artista, e ele precisará estar preparado, caso contrário, irá passar mal. Dito e feito! Além de não querer abordar muito o assunto, foi uma visão que o trapper teve sobre a letra "M4", já que ele viveu algo parecido na sua carreira.

Em suma, é incrível como a vivência faz os artistas a terem uma maldade em relação às músicas que são lançadas, e a entenderem o quão instável é o cenário do rap nacional. Ainda que tenha tomado proporções enormes, os efeitos de uma música foram irreparáveis, podendo ter levado a algo trágico.