• Portal Rap Nas Caixas

Xamã e a sua migração do rap nacional para o pop. Confira:


Uma das maiores revelações do rap nacional, Xamã foi uma das personalidades que pavimentou o rap nacional nessa geração atual.

Não existe a possibilidade de falar sobre rap, e não citar algumas personalidades que deram uma enorme influência no gênero do rap brasileiro. Uma delas, teve uma trajetória bem interessante, e que foi vista de perto, por todo o público do rap. Quem não lembraria os bons tempos que a gravadora e produtora 1Kilo deixou, com seu hit "Deixe-me Ir", dando início na jornada e descoberta de umas das maiores sensações da música brasileira.

Xamã começou sua jornada com um dos coletivos mais importantes, conseguindo adaptar-se o seu estilo, encontrando sua zona de conforto, e trazendo hits extremamente memoráveis e importantes para a nossa música atual. O atual popstar, conseguiu entrar para a história do Spotify Brasil, maior plataforma de streaming do país. Além disso, o artista vem sendo uma das personalidades mais influentes como referência de pop/rap.

Contudo, Xamã foi um dos primeiros artistas a conseguir transitar entre gêneros, e ainda sim entregar versatilidade e entretenimento genuíno, proveniente das suas raízes no hip-hop nacional. É um multi talento que personifica a definição de talento e relevância. Afinal, quebrar recordes dentro de uma plataforma, não é a tarefa mais fácil, ainda mais competindo com outros monstros dos streams.


É importante e válido pontuar, que culturalmente, estamos em um ponto tão importante, que estamos deixando alguns pontos passarem batido; tais quais:

O rap nacional conquistando espaço dentro de outros gêneros, e sendo aclamado por gravadoras, que antes não olhavam com mais respeito pro gênero. Além disso, a resiliência que o rapper obteve, conseguiu ser maior que seus obstáculos ultrapassados. O respeito por uma cultura, ainda que musicalmente, é um verdadeiro ganho para que possamos caminhar para um novo patamar, onde a música é o objetivo final.

De fato, o trabalho que Xamã conquistou antes de seu crossover, mostrou que tendo um bom planejamento de carreira, e longevidade podem ser tangíveis. É o maior testemunho de que artistas do rap, ainda conseguem conquistar novos espaços (e mais respeito) no mercado fonográfico geral.


Em resumo, o império construído por Xamã, tornou-se a inspiração para novos rappers na indústria, trazendo uma remessa mais definida e trabalhada - e com parte do seu DNA musical.